palo alto

by livraisse

Escrito por James Franco. Faber & Faber Fiction. 224 páginas.

Escrito por James Franco. Editora: Faber & Faber Fiction, 224 páginas.

Escrito pelo consagrado ator James Franco, Palo Alto mostra a vida de vários adolescentes no subúrbio californiano de uma maneira bem peculiar e em pequenos contos. Eu sou louca pelo James, acho que isso deve ser dito antes de qualquer outra coisa, e com o lançamento do filme com o próprio nome do livro no dia 9 de Maio, eu decidi que tinha passado da hora de ler em pdf e deixar de esperar chegar pelo Book Depository.

Dividido em Palo Alto I e Palo Alto II, o livro conta com vários capítulos que seguem uma ordem não específica e variando o narrador. Em uma das histórias, Chinatown, onde o capítulo é dividido em mais três subcapítulos, é contada a história pelo ponto de vista de Roberto, um rapaz de dezoito anos, que vê duas garotas fumando e se interessa por uma delas, no entanto, só a outra é que se interessa por ele, uma garota oriental e nova em Palo Alto. Essa é uma das histórias mais densas do livro e o livro todo é cheio de adolescentes encrenqueiros e procurando sexo e descobertas. Eu acho que quase dá para se comparar a Bling Ring, só que a busca pela fama não era pela fama e sim por glória, mas no mundo adolescente isso pode ser resumido em qualquer coisa.

In the old days, you could duel. Emotions have been around forever. I wish I had a girlfriend. Or someone.

Outro capítulo interessante é o April, onde a garota é a narradora e acaba nos mostrando a sua vida e o seu envolvimento com o treinador, Mr B. (o próprio Franco no filme). Como é contado do ponto de vista adolescente, muitas vezes o fim de uma história acaba sendo o começo de outra e não necessariamente nos envolvendo nessa, há momentos como em American History onde um jovem tem que fazer um discurso pró e outra contra a escravidão na época de 1800, mas ele acaba usando conceitos racistas atuais, o que nos leva a pensar o quanto estamos envolvidos com isso ainda. Indo de abuso à acidentes, James Franco conseguiu fazer uma história que prende e que intriga, é um livro relativamente curto, mas que mostra bastante como essa parte da vida pode ser.

Things, shapes, folded in on themselves, . . . and if time is variable, then how do I vary it, and why do I want to? Because everything just focuses in on me and I hate it.

goodreads // skoob // comprar

Anúncios